terça-feira, 4 de abril de 2017

TROFÉU RAINHA NZINGA



Propósito


O Troféu Rainha NZINGA tem por objetivo de da  visibilidade  e valorizar a luta das mulheres que milita no combate ao racismo em diversas frentes como por exemplo: religião, música, dança, artes plásticas, culinária, moda, politica, educação e no empreendedorismo.


Visão Geral do Troféu

O Troféu Rainha NZINGA surge dentro das atividades do Festival de Cultura e Arte Negra – FECAN, trazendo algumas nuances da cultura de matriz africana no Brasil em especial em Montes Claros, com oficinas de: dança afro, percussão e artes plásticas.



Metas do Troféu

 Fortalecer o protagonismos das mulheres que luta em defesa da culturade matriz africana, tão marcante em nossa sociedade, através das rodas de conversas, palestras, apresentações culturais contribuindo com o lazer, entretenimento  de todos os envolvidos no evento.

Objetivo do Troféu

•Manter viva a memória das mulheres que sempre defenderama cultura de matriz africana, e seu ideal de liberdade.
•Divulgar os fotos históricos que reafirma a luta das mulheres nossos, nas escolas, universidades. 
•Dar visibilidade a organizações de mulheres negras, além de contribuir com os pesquisadores, professores, jornalistas, estudantes e sociedade organizada sobre a importância dos elementos de matriz africana na construção da identidade cultural


OBJETIVO GERAL DO TROFÉU RAINHA NZINGA


Promover, a inserção das mulheres negras no espaço de poder. Fazendo um recorde nas questões de gênero e raça, o Troféu Rainha NZINGA também irá trabalhar a alto estimas das mulheres negras.

INTRODUÇÃO

O troféu rainha Nzinga vem romper com  silêncio que envolve a questão de gênero e raça na sociedade brasileira em especial no norte do estado de minas gerais. É preciso romper com as praticas machistas e racistas que estão impregnadas na sociedade brasileira, a luta das mulheres negras a partir da diversidade de gênero e raça contribuirá com a ocupação das mulheres no poder. A tentativa do rompimento do silêncio que envolve a questão racial no ambiente politico tem provocado, entre as mulheres, um interesse maior nas questões de uma agenda que de fato discuta as questões de gero e raça no dia-a-dia do fazer politico.                                      
JUSTIFICATIVA

Não tem como comemorar o mês da consciência negra e organizar a discursão acerca do combate ao racismo se não colocarmos as questões de gênero e raça e o empreendedorismo das mulheres negras. A mulher como a protagonista da luta de emancipação politica e socialno recorde de gênero e raça, nesta perspectiva o troféu rainha NZINGA cumprirá um papel importante  na visibilidade da luta das mulher negras brasileira. Além de reforçar a nossa identidade como pertencente da cultura de matriz africana.
Informação adicional do troféu Rainha Nzinga

A idealização do Troféu Rainha Nzinga surgiu com objetivo de dar visibilidade as nossas heroínas negras em especial a rainha NZINGA, mulher guerreira que enfrentou o poder colonial português.  O troféu rainha Nzinga é um prémio que simboliza a luta das mulheres ao preconceito racial e o combate ao racismo, na perspectiva de gênero é raça, também será com este olhar que faremos mais uma edição do troféu rainha Nzinga que este anos vamos  homenageando 30 mulheres de todo o Brasil nos diversos segmentos no dia 25 de Maio de 2017  no Centro Cultural Doutor Hermes de Paula na cidade de Montes Claros Minas Gerais.


Idealizador

Hilário Bispo da Fonseca, através do NEAFRO TAMBORES DOS MONTES, que é um Núcleo de Estudos das Relações Étnicos Raciais da cidade de Montes Claros Minas Gerais, que tem como objetivo a luta contra as desigualdades raciais e a defesa dos direitos sociais fazendo um recorte nas questões de gênero e raça.


Cordialmente,
Hilário Bispo da Fonseca
Coordenador do Evento
                                                         hilariobispo@yahoo.com.br
(38) 99732 6986 Vivo

(38) 99104 4369 TIM

Nenhum comentário: