quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Salão Internacional de Humor Contra o Racismo


O Salão Internacional de Humor Contra o Racismo também terá um momento de discussões sobre a temática.
O Fórum FIP-MOC de Igualdade Racial acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro no auditório das Faculdades Integradas Pitágoras.
Durante as mesas de debate teremos a participação de importantes pesquisadores, lideranças AFRO da região e comunicadores da cidade, discutindo sobre temas como: o racismo na região, o papel da comunicação para combater o racismo, as iniciativas de combate ao racismo da cidade e o papel do cartuns no combate ao racismo.
No dia 28, teremos na mesa importantes nomes como: Regina Célia (Professora FIP-MOC), José Paulo (NEAB Unimontes), Deisianne Mendes (InterTV), Hilário Bispo (Sec. de Cultura), Roberto Rolino (Revista Negratitude), Elpídio Rocha (Jornalista), além dos cartunistas Liuyi Wang (professor e organizador do comitê AYACC) os cartunistas Jbosco (Pará), Lute e Duke (Belo Horizonte).
No dia seguinte a professora Andréa Versiani( ), Juliano Gonçalves (FONAJUNE), Georgino Jr. (Jornalista, Professor e Cartunista) debaterão sobre o sistema de cotas e o acesso dos negros ao ensino superior.
O curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc, em parceria com o Brazilcartoon.com, abraça a causa do combate ao preconceito racial e realiza, nos dias 25 e 29 de outubro, uma ação interativa de conscientização, chamando alunos do Ensino Fundamental das escolas da cidade para debateram sobre o racismo.
A ação, em parceria com o Grupo de Teatro Olho de Gato, possui atores usando vestes brancas que vão convidar os alunos a pintar os seus corpos de todas as cores, mostrando que somos todos multicoloridos, seja na pele ou na alma. Porque ideia é igual à raça: tem que ser sem preconceito!
GRUPO PREGO DE LINHA SE APRESENTA NO SALÃO DE HUMOR
http://www.brazilcartoon.com/

em parceria com Grupo Prego de Linha levará até o público do Salão Internacional de Humor Contra o Racimo uma grande apresentação cultural.
Na noite do dia 29 de outubro, durante o Coquetel de Lançamento do Salão no Montes Claros Shopping, será realizada uma performace com tambores e dança afro.
A apresentação terá a participação dos alunos da oficina tambores do norte, realizada pelo NEAFRO TAMBORES DOS MONTES em Montes Claros. A oficina reviveu as manifestações afro-brasileiras do Norte de Minas e agora será levada ao público presente no Salão Internacional de Humor Contra o Racismo.
Segue :I Fórum FIP-MOC de Igualdade Racial.
Na quinta feira, dia 28/10 a partir das 19h, teremos os seguintes nomes tratando sobre os seguintes assuntos:
José Paulo - NEAB/Unimontes
Os estudos realizados pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros na Região.

Hilário Bispo - Sec de Cultura/NECUN
Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura junto com o NEAFRO, em defesa da cultura negra.

Roberto Rolino - (Associação Cultural Negratitude de Combate ao Racismo) - Associação Negratitude e suas ações de combate ao racismo.

Liuyi Wang - (Jornalista chinês) - O racismo na china e sobre como a comunicação pode combater o racismo.

Deisianne Mendes - (InterTV) - O papel da comunicação no combate ao racismo, utilizando a Rede Globo como base.

Elpídio Rocha - (Jornalista) - O papel da comunicação no combate ao racismo, utilizando como base filmes e o jornalismo.

Jbosco (Cartunista), Duke (Cartunista) e Lute (Cartunista) - Como o cartum pode combater o racismo.

Para mediar o debate, Regina Célia, professora da FIP-MOC.
Cada convidado terá até 10 minutos para apresentar seu tema.
Após as apresentações teremos levantado uma série de informações sobre o racismo, tanto em Montes Claros, como de uma forma geral na sociedade.
Faremos uma pausa de 15 minutos para descanso.
Nesse momento teremos o Chargista Duke, realizando o lançamento de seu livro "Duke, Desenhos de Humor", Apresentação cultural com o Grupo Fusion B-Boys e uma sessão de autógrafos com o cartunista Dalcio Machado (TV Globo e Revista VEJA).
Na volta do intervalo, teremos um momento para perguntas da platéia.
Encerrada a participação da platéia, finalizamos o fórum com uma fala da Mediadora Regina Célia concluindo a noite de debate.

Na sexta-feita, dia 29 a partir das 18h, teremos a segunda noite do Fórum.
Nesse dia a temática abordada será o racismo no ambiente acadêmico, através do sistema de cotas para ingressar nas universidades.

Andréa Versiani (Mestre em Desenvolvimento social) - Introdução sobre o Racismo na sociedade.

Georgino Jr. (Jornalista, Professor, Cartunista) - Análise sobre o sistema de cotas

Juliano Gonçalves (Fórum Nacional da Juventude Negra) - Análise sobre o sistema de cotas

Após os convidados realizarem suas falas e debaterem os pontos negativos e positivos do sistema de cotas teremos um espaço para perguntas da platéia.

Encerrada a participação da platéia teremos os cartunistas Duke e Lute realizando uma oficina de desenho, mostrando técnicas e tipos de cartum.

Informações.
Bernardo FreireAssessoria de Comunicação
(38)9999-130655
(38) 9137-0101

Estudantes promovem desfile tematico " Afrika "


Estudantes promovem desfile temático à copa do Mundo

Alunos, pais e professores participam do desfile que passou pelas principais ruas da cidade
O Colégio Indyu, uma escola da Rede SOEBRAS – Associação Educativa do Brasil, realizou no último sábado, 24 de abril, a solenidade de abertura de mais uma edição dos Jogos Internos do colégio. O evento voltado para área esportiva está em sua XXII edição e reuniu alunos, pais, professores, diretores e comunidade em um desfile pelas ruas centrais de Montes Claros.
Os Jogos Internos Indyu 2010 está voltado para o tema “África do Sul” por ocasião da copa do mundo, que este ano acontece pela primeira vez no continente Africano. Durante a abertura oficial do jogos, Raquel Muniz, presidente da rede SOEBRAS destacou a importância do esporte na formação dos alunos e parabenizou a equipe de professores e alunos pela realização do evento.
“Os Jogos Internos do colégio Indyu é um momento muito esperado por todos aqueles que trabalham e vêem no esporte o poder transformador que a prática desses exercícios acrescentam na vida de quem os praticam. Todos os professores e alunos estão de parabéns pelo evento. Que os participantes possam absorver os muitos ensinamentos do esporte e perecebam a importância dele na formação dos jovens cidadãos”, afirma Raquel Muniz.
Além dos desfiles organizados pelas séries do colégio, o evento contou também com à apresentação do grupo de dança Afro da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro do projeto Vista Minha Pele, coordenado pela pedagoga Ronilda Lanton e coreografado pelo professor Hilário Bispo. Entre os muitos convidados estava o Deputado Estadual Ruy Muniz que parabenizou a todos os profissionais envolvidos e desejou a todos uma ótima edição dos Jogos Internos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A COR DO VOTO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCÍAVEIS 2010


A COR DO VOTO
José Roberto Toledo


José Serra (PSDB) tem mais chances entre brancos e amarelos. Dilma Rousseff (PT) vai melhor entre pretos e pardos. Se cor da pele equivale a origem étnica, o tucano ganha por 5 pontos nos caucasianos/orientais. Entre os negros, a petista tem 15 pontos de vantagem. A divisão do eleitorado por cor obedece às mesmas categorias do IBGE. Como no Censo 2010, os entrevistados se auto-classificaram aos pesquisadores do Ibope. Os dois grupos correspondem a 46% (brancos/amarelos) e 53% (pretos/pardos) do eleitorado pesquisado.
A variável não havia sido analisada até agora nesta eleição. Foi incluída na pesquisa pelo Ibope a pedido de grupos militantes do movimento negro. Uma das conclusões mais importantes dessa análise é que a preferência de pretos/pardos por Dilma e de brancos/amarelos por Serra sobrevive ao controle dos resultados pela renda e escolaridade dos eleitores. Negros que ganham mais e/ou que cursaram mais séries na escola continuam votando até 30% mais na petista. É um comportamento eleitoral muito diferente dos caucasianos e orientais das mesmas faixas de renda e escolaridade, que votam até 44% mais no adversário.
Considerando-se apenas os eleitores que frequentaram o ensino médio ou superior, Dilma tem 38% entre brancos/amarelos e 51% entre pretos/pardos. Serra tem praticamente os porcentuais inversos: 52% e 42%, respectivamente. Entre os eleitores com renda superior a 5 salários mínimos, o topo da pirâmide eleitoral, a divisão do voto por cor segue na mesma proporção. Dilma tem 36% entre os brancos (contra 52% de Serra) e 51% entre os negros (contra 40% do adversário). Há, portanto, fatores que diferenciam o voto dos dois grupos que vão além das condições sócio-econômicas em que vivem. A explicação parece ser tampouco a identificação entre eleitores e candidatos da mesma cor. Tanto Dilma quanto Serra são brancos e filhos de imigrantes europeus. A sondagem do Ibope fornece pistas, mas não todos os elementos para explicar a clivagem do voto em função da auto-definição do eleitorado. O conjunto de pesquisas deixa claro, porém, que a cor não é o único fator, nem sequer o principal, para a escolha do presidenciável. O voto é uma combinação da cor, religião, renda, escolaridade, ocupação e local de moradia do eleitor -não necessariamente nessa ordem. Essas variáveis têm pesos diferentes para cada um. O religioso dá mais importância à opinião do candidato sobre o aborto, por exemplo. Mas se esse eleitor for beneficiário do Bolsa-Família a opção por um ou outro presidenciável será mais complexa: a balança penderá às vezes para o bolso, às vezes para a orientação religiosa. Esses pesos e contra-pesos matizam a importância da cor do eleitor na decisão do voto. Nos segmentos intermediários de renda e escolaridade, Serra ainda vai melhor do que Dilma entre brancos/amarelos, embora sua vantagem não seja tão grande quanto entre os mais ricos e escolarizados da mesma cor. Já entre os mais pobres (renda até 2 salários mínimos), o tucano apenas empata com a petista no eleitorado branco (45% a 47%), e perde por 20 pontos no negro: 36% a 56%. A divisão do eleitorado segundo a cor de sua pele encontra um paralelo na geografia do voto nas metrópoles brasileiras. Em São Paulo, os candidatos a presidente do PSDB em 2006 e 2010 obtiveram vantagens maciças nas zonas centrais, mais ricas e tradicionais da cidade. Em bairros como os Jardins e Pinheiros, onde a grande maioria dos moradores é branca, Geraldo Alckmin (PSDB) obteve até 79% dos votos válidos em 2006. Serra ficou em 68%, mas porque parte desses eleitores optaram por Marina Silva (PV) -uma candidata que, dependendo dos olhos de quem a vê, poderia ser enquadrada em qualquer uma das categorias étnicas. Substitua-se esses bairros por Copacabana, Leblon e Gávea e o quadro se repete no Rio de Janeiro. A única diferença é que o voto petista não fica limitado à periferia. Está também encastelado nas zonas eleitorais dos morros da Zona Sul, como Rocinha e Vidigal, onde Dilma teve maioria absoluta de votos no primeiro turno. Os dados sugerem pauta para novas pesquisas e investigações. Por ora, indicam que os que ascenderam recentemente a condições sócio-econômicas melhores mas ainda moram nas mesmas áreas onde viviam seus pais votam majoritariamente em presidenciáveis do PT. Será curioso observar o comportamento desses emergentes ao longo das próximas eleições. Será que eles se manterão fiéis aos partidos que reivindicam tê-los ajudado a melhorar de vida, ou assimilarão a preferência eleitoral dos novos vizinhos? soluta de votos no primeiro turno. Os dados sugerem pauta para novas pesquisas e investigações. Por ora, indicam que os que ascenderam recentemente a condições sócio-econômicas melhores mas ainda moram nas mesmas áreas onde viviam seus pais votam majoritariamente em presidenciáveis do PT. Será curioso observar o comportamento desses emergentes ao longo das próximas eleições. Será que eles se manterão fiéis aos partidos que reivindicam tê-los ajudado a melhorar de vida, ou assimilarão a preferência eleitoral dos novos
vizinhos?